O que é, para o que serve a LTIP
5 (100%) 1 vote

O que é, para o que serve e quando deve ser feito o Laudo de Inspeção Predial? LTIP

Neste vídeo do Eng° Luiz Fernando Bernhoeft, podemos ver uma curta e prática explicação sobre o que é, para o que serve e quando deve ser feito o Laudo de Inspeção Predial.

Em Porto Alegre, o LTIP é obrigatório. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, alertou os proprietários e síndicos de imóveis da obrigatoriedade da apresentação do Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP).  A Lei Complementar 806/2016 estabelece que as edificações com mais de cinco anos, contados a partir da expedição da Carta de Habitação devem apresentar o laudo, acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

A partir de 2017, os proprietários e síndicos dos imóveis que não apresentaram o laudo estão sujeitos a multa de R$ 8,029/m2 da área total construída.

Mas afinal o que é o LTIP? O LTIP é o relatório final de uma vistoria realizada pelo responsável técnico na edificação. Nesta o mesmo irá verificar a edificação como um todo! Nesta verificação serão apontadas todas as inconformidades e correções necessárias, para evitar que se torne um problema ainda maior. Prevenir tudo é o foco do Laudo Técnico de Inspeção Predial. Entram na inspeção: sistemas elétricos e mecânicos, sistemas de prevenção contra incêndio,instalações sanitárias, unidades autônomas e atributos estruturais, como alvenarias, revestimentos, cobertura e equipamentos.

A renovação do laudo deverá ocorrer a cada cinco anos. É o proprietário ou síndico que deve protocolar o requerimento para o LTIP. Parte do nosso compromisso de qualidade é auxiliar na obtenção de toda a documentação legal para seu imóvel e apontar tudo que não esteja de acordo com a legislação.

Acesse www.thaislipiarski.com e conte conosco!